Você já imaginou uma cidade, ou um bairro, onde os vizinhos procuram viver em harmonia, mas quase nunca isso é possível e tudo vira gritaria?
É exatamente assim que vivem os habitantes da Avenida Cartum. Tem o Doutor Clóvis - homem impaciente e resmungão; Helena - sua bonita e simpática esposa; Gildo - menino muito esperto e bagunceiro; além do cachorrinho Tobias, do Frango de Dentadura e de sua namorada, a Franga de Peruca. Junte essa galera a uma vizinhança repleta de outros personagens diferente e PIMBA! Está formada a confusão.
E por falar nisso, confusão é o principal recheio dos quadrinhos e dos divertidos episódios da série brasileira Avenida Cartum. São quadrinhos e desenhos animados que exploram o valor da amizade, da imaginação, das brincadeiras e do respeito entre as pessoas, os animais e o meio ambiente.
A Avenida Cartum surgiu na internet em 2003. O site, que exibia quadrinhos e animações bem curtas do autor Gabriel Moura, Na época chamava-se Avenida Arte Cartum. Com o tempo, o projeto ganhou visibilidade e hoje ocupa um espaço maior e bem divertido para as crianças na web. As animações e quadrinhos até passaram a dividir as páginas do portal com os novos jogos online dos personagens criados pelo autor.
Dentre alguns eventos e participações da Avenida Cartum em outros veículos, no ano de 2005 as animações "A Cola de Dentes", "A Canção do Frango de Dentadura" e "Bagunça no Natal" foram exibidas na televisão, nas emissoras TVE (atual TV Brasil), TV Cultura e TV Rá Tim Bum - no extinto programa Zum Zum Zum. Em 2009, a animação "O Torcicolo" foi exibida na MTV, no programa Fiz MTV.
Nos anos de 2006, 2008 e 2014 o DVD infantil com compilados de animações da Avenida foi exibido nas edições do Salão da Leitura de Niterói e foi recebido com bastante aceitação pelo público presente em suas sessões. A Avenida Cartum retornou à "telona" em setembro de 2016, no evento Animanit, exibida na sessão infantil da mostra de animações em Niterói. Nesta ocasião, as animações foram exibidas em formato digital, com resolução Full HD.
Em agosto de 1998, aos 16 anos de idade, Gabriel Moura publicou pela primeira vez seus quadrinhos em uma mídia impressa. Na ocasião, suas tirinhas eram vistas na publicação mensal O Cais em Revista, projeto do publicitário e poeta Paulo Roberto Cecchetti, de Niterói. A parceria durou cerca de dois anos e foram as primeiras aparições de Clóvis, Tobias e do Frango de Dentadura em uma revista.
Atualmente, os quadrinhos da Avenida Cartum podem ser encontrados nas páginas do Diz Jornal, publicação niteroiense quinzenal que é distribuída gratuitamente na cidade.
Em fevereiro de 2017, depois de anos rodeando a internet e logo após ter voltado ao meio impresso através do Diz Jornal, Gabriel Moura criou um projeto pioneiro em Niterói. Por meio do apoio de patrocinadores, publicou sua primeira revista infantil impressa e totalmente colorida, a revista Avenida Cartum, que contou, em sua primeira fase, com 3 mil exemplares por edição e distribuição gratuita na cidade do cartunista. No total, foram distribuídas aproximadamente 24 mil revistas, da número 1 até a número 8. A publicação apresentava, além de quadrinhos inéditos, contos e passatempos protagonizados pelos personagens do autor em conteúdos leves e divertidos para toda a família.
A partir de 2019 iniciou-se a segunda fase do projeto, que marcou a alteração no tamanho da revista Avenida Cartum, de A5 para o "formatinho", tradicional nas revistas infantis Disney e Turma da Mônica que encontramos nas bancas. Além disso, houve o início das vendas dos exemplares, extinguindo-se, assim, sua distribuição gratuita com a participação massiva de anunciantes.
Para apoiar nosso projeto e receber nossas revistas em casa, acesse nossa página de crowdfunding no Apoia.se.
A série animada e os quadrinhos foram idealizados e são produzidos de forma independente pelo curitibano Gabriel Moura, nascido no dia 27 de julho de 1982. O autor vive na cidade de Niterói-RJ e é publicitário, designer, cartunista, animador e pai de um menino muito gente boa! Semanalmente, dá vida à Avenida Cartum, seja desenhando, animando, compondo e gravando as trilhas sonoras, ou dublando os personagens (quanta coisa!).
A Avenida Cartum nasceu com uma missão: Entreter e incentivar a leitura, fazendo o possível para transmitir alegria às crianças e aos adultos e jovens que levam a vida de bom humor.